A pesquisa de clima organizacional tem o objetivo de coletar a percepção geral dos colaboradores da organização (se quiser saber mais sobre, leia o artigo: O que é Pesquisa de Clima?). E, assim, os líderes podem tomar decisões mais embasadas para garantir o engajamento dos times.
Então, quais os principais porquês de se aplicar uma pesquisa de clima organizacional?
Em primeiro lugar, essa pesquisa serve para reunir uma série de dados quantitativos em relação a como as pessoas se sentem, a que elas se sentem mais satisfeitas ou insatisfeitas, e em quais áreas a organização tem mais problemas.
Ou seja, é uma maneira muito eficaz de se colher feedbacks dos seus colaboradores. Como foi dito no tópico anterior, com essas informações os líderes conseguem compreender se estão agindo de maneira adequada, se estão atacando pontos importantes e se não estão deixando de fora áreas que requerem de mais atenção.
Esse é um esforço que o RH e a liderança precisam fortalecer no intuito de aumentar o engajamento das suas equipes. Colaboradores mais satisfeitos trabalham com mais alegria e performam melhor. Sentem-se realmente pertencentes à organização e enxergam mais valor em suas atividades profissionais.
Outro objetivo muito importante, sendo quase uma extensão do objetivo principal, é poder organizar os feedbacks para se ter uma visão mais ampla do que pensam os funcionários da empresa.
Isso porque muitas vezes os gestores acabam se deixando levar apenas pelas informações que chegam a eles: conversas informais, problemas do dia a dia, opiniões soltas sobre os mais variados assuntos. Ou seja, aquela manifestação espontânea conhecida corporativamente como “radio corredor”.
E não dá para evitá-la — afinal de contas, trabalhamos na área de gente. E queremos gente se comportando como gente, pois aí reside a força da empresa. Porém, não precisamos usar essas informações como incontestáveis na tomada de decisão. Devemos sempre buscar algo mais estruturado e embasado.
Assim, a pesquisa de clima organizacional consegue agrupar num único lugar a maioria dos dados sobre percepções das pessoas, fornecendo aos líderes uma visão global de como seus colaboradores estão se sentindo.
Além de toda a parte de estruturação, ainda há a vantagem de fazer as pessoas se sentirem ouvidas. Dar voz àqueles sentimentos que muitas vezes estão guardados lá dentro — e que nem sempre cabem ser expressos no dia a dia para não atrapalhar o andamento dos negócios.
Assim, a pesquisa de clima organizacional serve como um canal de expressão, pelo qual as pessoas podem dar suas opiniões e sugestões. São insights importantes aos gestores e ao RH como um todo.
Mas para que essa ferramenta tenha de fato um efeito positivo na organização é preciso que os departamentos responsáveis ajam em cima desses feedbacks. Senão vai acabar passando a sensação de uma ferramenta meio inútil. “Ah, é hoje que vamos fazer aquela coisa que não dá em nada?”
Não é esse tipo de sentimento que a pesquisa de clima organizacional deve despertar nos seus colaboradores…
Boas ferramentas devem ser usadas de maneira inteligente. Assim, terão a eficácia que se espera delas, com todo o potencial sendo posto em prática.
Quer entender mais sobre a Pesquisa de Clima? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo:
- Pesquisa de Clima: Como entender as necessidades e problemas dentro da equipe
- Como realizar uma pesquisa de clima organizacional
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