SOBRE

03. Como aplicar uma pesquisa de clima organizacional?

Na hora de aplicar uma pesquisa de clima organizacional é importante entender quais informações os líderes desejam coletar. Dessa forma, é importante construir um questionário com questões específicas que abordam os mais diversos campos — que aqui podem ser considerados como variáveis.

 

1 - PERGUNTAS-BASE

Como metodologia, é sempre importante ter algumas perguntas-base. Isto é, aquelas perguntas que não sofrem grandes alterações com o passar do tempo, que são importantes independentemente do momento pelo qual a empresa passa.

Com elas, é possível fazer uma série histórica e comparar a evolução das áreas em variados momentos: o que melhorou, o que não mudou, o que deu certo e o que deu errado.

Essas perguntas costumam ser mais genéricas e abordar temas mais amplos. Por exemplo:

  • O quão satisfeito você se sente com o seu trabalho?
  • Quantos anos você imagina que vai permanecer na equipe?

Isso porque o engajamento não é formado apenas por uma soma de questões menores, como relação com o líder ou com os instrumentos de trabalho. Há sentimentos maiores, difíceis de serem atacados somente com questões específicas.

Portanto, essas perguntas mais abrangentes são necessárias para se ter acesso a percepções globais dos trabalhadores. Dados que pode traduzir a visão dos funcionários sobre a organização.

 

2 - PERGUNTAS ESPECÍFICAS

É também importante adicionar perguntas que ataquem diretamente algumas questões específicas. Os líderes provavelmente querem saber se os membros do seu time estão satisfeitos com a liderança, com o salário, com os benefícios.

Pode-se buscar entender, por exemplo, situações relacionadas ao trabalho remoto:

  • Como você se sente no home office?
  • Acha que são adequados os equipamentos disponibilizados pela empresa?

Ou então, se a organização passou por uma fusão com outra empresa, é possível perguntar como o cotidiano do colaborador foi afetado por essa operação e se ele está feliz com as novas diretrizes.

Dessa forma, o RH consegue captar a percepção sobre pontos cruciais do negócio, que precisam monitoramento sistemático e adaptações constantes.

 

Quer entender mais sobre a Pesquisa de Clima? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo:

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