O eNPS pode ser visto como um indicador global de satisfação da organização.
Para buscar ações com seu resultado, é necessário entender no detalhe em quais aspectos da organização os funcionários estão felizes/satisfeitos e em quais aspectos não estão felizes/satisfeitos. Em paralelo, também é necessário propor melhorias e elaborar planos de ações constantemente, buscando sempre manter um eNPS promotor.
Alguns pontos que merecem atenção para entender no detalhe a satisfação dos colaboradores, mapeados por este artigo, são:
- Colaboração e trabalho em equipe: certifique-se de que todos estejam comprometidos em melhorar continuamente a organização (e investigue caso não estejam). Invista em seus processos de recrutamento e seleção, onboarding (principalmente em cultura) e treinamentos.
Converse com seu RH para entender melhor como estão esses processos, se necessário.
- Crie um ambiente seguro para feedback: por exemplo, através de pesquisas anônimas. Mostre os resultados de forma aberta e transparente, procurando responder os questionamentos e cultivar um ambiente de satisfação com o trabalho.
- Descubra o que os funcionários estão dizendo sobre a empresa: por exemplo, em sites de avaliação como o Glassdoor.
Além destes pontos, aproveite os resultados dos ciclos de pesquisas de clima, que medem a percepção dos funcionários em relação a vários aspectos da organização que estão ligados a satisfação, para interpretar as informações obtidas e agir.
Ações que podem ser feitas com os resultados da pesquisa de clima:
- Veja os comentários de cada categoria da pesquisa de clima: olhar no detalhe cada comentário feito em cada categoria é um bom direcionamento para entender especificamente o que está deixando os funcionários insatisfeitos naquele aspecto.
- Determine ações específicas para cada categoria da pesquisa de clima: entendendo melhor as insatisfações, elabore planos com ações para melhorar a percepção dos funcionários nas categorias mais críticas.
Para dar suporte a elaboração deste plano, nós temos um conteúdo com ações direcionadas para as categorias da metodologia Mindsight, você pode ver estes conteúdos acessando nossa seção sobre as categorias da Pesquisa (clique aqui para acessar).