SOBRE

04. Quais os tipos de pesquisa de clima?

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

 

Há diversos tipos de pesquisa que podem ser aplicadas ao seu time. Com diferenças notáveis, cada uma mede o entendimento e o sentimento que as pessoas têm sobre o ambiente de trabalho.

 

Mas quais as diferenças entre as pesquisas de clima organizacional?

Basicamente, a principal diferença está na frequência de aplicação.

 

Anual, semestral, bimestral, semanal, contínua… Há muitas possibilidades de escolha, e cada uma delas tem um princípio específico.

 

Mas note: a frequência está inversamente relacionada à quantidade de perguntas. Ou seja, quanto maior a frequência, menor a quantidade de perguntas. Quanto menor a frequência, maior a quantidade de perguntas.

 

  • PESQUISA ANUAL

Frequência: 1 vez ao ano

Quantidade de pergunta: 30 a 40 perguntas

 

Como é uma pesquisa muito espaçada, feita apenas uma vez por ano, ela comporta uma quantidade grande de perguntas. É uma pesquisa com um profundo nível de detalhamento.

 

Um número padrão é 35, mas há gestores que desejam entrar mais no detalhe e chegam a 40 perguntas ao todo. Mesmo com essa quantidade elevada, os funcionários tendem a responder de maneira assertiva. Pois, como dissemos, são poucas às vezes que vão responder a esse questionário. E, portanto, dá para tomar mais tempo delas.

 

Mas não recomendamos que seja muito mais do 40 perguntas! A assertividade das respostas passa a cair drasticamente depois disso. As pessoas se cansam e muitas vezes voltam a preocupação para outros afazeres do cotidiano.

 

Qual é o problema deste tipo de pesquisa? É muito infrequente.

Um ano é muito, muito tempo! As percepções mudam com mais rapidez do que a aplicação desta pesquisa. Há estudos mostrando que os sentimentos das pessoas e as informações extraídas de uma pesquisa de clima organizacional duram de 3 a 4 meses.

 

Logo, depois desse tempo, as informações contidas ali já não valem mais. Precisam ser atualizadas com outra pesquisa.

 

  • PESQUISA SEMESTRAL

Frequência: 2 vezes ao ano

Quantidade de pergunta: 28 a 30 perguntas

 

O esquema é basicamente o mesmo da anterior. Uma pesquisa relativamente longa com frequência baixa.

 

As vantagens e desvantagens são também basicamente as mesmas. Um bom nível de detalhamento, mas uma validade comprometida após se esgotar o tempo de vida das informações.

 

  • PESQUISA TRIMESTRAL

Frequência: 4 vezes ao ano

Quantidade de pergunta: 20 a 22 perguntas

 

Agora já entramos no campo das frequências adequadas. Com 4 pesquisas por ano, é possível manter o banco de dados sempre atualizado, munido de informações que não perdem a validade antes do tempo.

 

Esta é a frequência que nós da Mindsight recomendamos aos nossos clientes. Você pode ter pesquisas complementares com frequências maiores ou menores (falamos mais sobre estas abaixo). Mas é extremamente aconselhável que tenha uma pesquisa trimestral como prática orgânica.

 

A quantidade de perguntas também é interessante, porque os funcionários não gastam muito tempo respondendo ao questionário e mesmo assim a coisa pode ser tratada com uma boa profundidade.

 

Claro, não é no nível do detalhe de uma pesquisa anual com 40 perguntas! Mas é um detalhamento compatível com os assuntos mais relevantes do dia a dia da organização. 20 perguntas são suficientes para manter no radar grande parte das percepções dos colaboradores, sejam elas macro ou micro.

 

  • PESQUISA CONTÍNUA

Frequência: 6 a 12 vezes ao ano

Quantidade de pergunta: até 10 perguntas

 

Por fim, temos as pesquisas de clima organizacional com frequências muito altas: mensais e semestrais. As mensais devem conter no máximo 10 perguntas (e esse já é um número significativo). As semanais, de 1 a 3 perguntas. Não mais do que isso.

 

Ou seja, o nível de detalhamento cai radicalmente. A vantagem é que, como a própria definição indica, você tem um feedback contínuo.

 

Mas para quando usar este tipo de pesquisa? Serve para algo?

Serve sim! Este tipo de pesquisa pode ser interessante em casos específicos, quando se quer monitorar, por exemplo, o efeito da aplicação de uma estratégia ou um plano de ação. Se os gestores estão esperando que os resultados dessas ações comecem a aparecer rapidamente, então pode ser proveitoso colher dados sobre elas.

 

Se os efeitos estiverem conforme o esperado, ótimo! É só continuar aplicando a mesma estratégia. Caso contrário, talvez alguns ajustes sejam necessários.

 

Quer entender mais sobre a Pesquisa de Clima? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo:

 

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