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O que é "Equipe"?
A categoria "equipe" mede a percepção dos funcionários sobre como o trabalho em equipe é realizado e se existe colaboração para a entrega de resultados.
1 - Se atentar a sobrecarga causada por maneiras improdutivas de colaboração:
O propósito da colaboração não é estar disponível o tempo todo e sim alcançar objetivos de forma mais eficiente. Algumas estruturas de colaboração que, apesar de bem intencionadas, podem causar sobrecarga ao invés de efetivamente ajudar na colaboração são:
- Reuniões desnecessariamente longas ou redundantes;
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Muitas discussões sobre o que fazer e pouca ação;
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Grandes quantidade e frequência de envio de mensagens eletrônicas sobre o mesmo assunto;
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Número de pessoas desnecessárias nos processos/reuniões.
Converse com seus liderados, veja as suas impressões sobre estes tópicos.
2 - Trabalhe “lado a lado” virtualmente:
Um artigo da HBR fala sobre como a colaboração surge naturalmente no trabalho presencial e como isso é complicado através do trabalho remoto. Uma estratégia proposta pelo artigo é que colaboradores que estão trabalhando em assuntos relacionados façam uma videochamada e continuem seus projetos, mas tendo a possibilidade de fazer perguntas um para ou outro, ou pedir feedback, durante aquele tempo programado.
3 - Reforce o propósito e os objetivos da organização frequentemente:
Assim, os colaboradores enxergam a sua contribuição para o objetivo macro, mas entendem que para atingi-lo será necessário um esforço coletivo.
4 - Reconheça esforços coletivos:
Muitas vezes os elogios são exclusivos para esforços individuais, reconhecer o que foi construído pela equipe durante um trimestre, por exemplo, ajuda os colaboradores a perceberem o impacto coletivo.
5 - Enxergue a colaboração como uma habilidade para se desenvolver:
Um artigo publicado pela HBR critica que o tópico "colaboração" é muito utilizado para ser colocado como um pilar das empresas. No entanto, poucos líderes realmente buscam formas de passar a colaboração como uma habilidade e assim, buscar formas para desenvolvê-la em suas equipes.
6 - Crie um ambiente de conexão:
Um artigo da forbes propõe que criar um ambiente em que seus liderados consigam descobrir pontos de conexão e similaridades entre eles, não forçando a criação de amizades, mas sim incentivando a união da equipe é uma técnica utilizada por gestores de projeto para incentivar a colaboração.
Programe alguns encontros para que o time se conheça melhor, como, por exemplo, contando curiosidades sobre cada um.