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06. Equipe

Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:

 

O que é "Equipe"?
A categoria "equipe" mede a percepção dos funcionários sobre como o trabalho em equipe é realizado e se existe colaboração para a entrega de resultados.

 

O que fazer para manter ou melhorar a colaboração do meu time?

1 - Se atentar a sobrecarga causada por maneiras improdutivas de colaboração:

O propósito da colaboração não é estar disponível o tempo todo e sim alcançar objetivos de forma mais eficiente. Algumas estruturas de colaboração que, apesar de bem intencionadas, podem causar sobrecarga ao invés de efetivamente ajudar na colaboração são:

  • Reuniões desnecessariamente longas ou redundantes;
  • Muitas discussões sobre o que fazer e pouca ação;
  • Grandes quantidade e frequência de envio de mensagens eletrônicas sobre o mesmo assunto;
  • Número de pessoas desnecessárias nos processos/reuniões.

Converse com seus liderados, veja as suas impressões sobre estes tópicos.

 

2 - Trabalhe “lado a lado” virtualmente:

Um artigo da HBR fala sobre como a colaboração surge naturalmente no trabalho presencial e como isso é complicado através do trabalho remoto. Uma estratégia proposta pelo artigo é que colaboradores que estão trabalhando em assuntos relacionados façam uma videochamada e continuem seus projetos, mas tendo a possibilidade de fazer perguntas um para ou outro, ou pedir feedback, durante aquele tempo programado. 

 

3 - Reforce o propósito e os objetivos da organização frequentemente:

Assim, os colaboradores enxergam a sua contribuição para o objetivo macro, mas entendem que para atingi-lo será necessário um esforço coletivo. 

 

4 - Reconheça esforços coletivos:

Muitas vezes os elogios são exclusivos para esforços individuais, reconhecer o que foi construído pela equipe durante um trimestre, por exemplo, ajuda os colaboradores a perceberem o impacto coletivo.

 

5 - Enxergue a colaboração como uma habilidade para se desenvolver:

Um artigo publicado pela HBR critica que o tópico "colaboração" é muito utilizado para ser colocado como um pilar das empresas. No entanto, poucos líderes realmente buscam formas de passar a colaboração como uma habilidade e assim, buscar formas para desenvolvê-la em suas equipes.

 

6 - Crie um ambiente de conexão:

Um artigo da forbes propõe que criar um ambiente em que seus liderados consigam descobrir pontos de conexão e similaridades entre eles, não forçando a criação de amizades, mas sim incentivando a união da equipe é uma técnica utilizada por gestores de projeto para incentivar a colaboração.

 

Programe alguns encontros para que o time se conheça melhor, como, por exemplo, contando curiosidades sobre cada um.