METODOLOGIA DOS TESTES

Mapeamento de Perfil

Teste de personalidade é muito utilizado no mundo há algum tempo. O objetivo na maior parte das vezes sempre foi o de desenvolvimento e autoconhecimento. Há uma variedade enorme de testes de personalidade, mas no geral os mais conhecidos são DISC, MBTI, PI, entre outros. O teste de perfil da Mindsight é similar a esses testes, com a diferença de ser desenvolvido com o foco em seleção de pessoas.

 

Na seleção de pessoas, testes de personalidade apresentam um bom desempenho para predizer performance também. Porém, há alguns problemas conceituais (independentemente da metodologia), quando aplicados em escala para a seleção de pessoas em geral. São eles:

  1. Autoconhecimento: como é um self-assessment, ou seja, a pessoa fala dela mesma, se a pessoa não se autoconhece bem, pode ser que as respostas não traduzam a realidade;
  2. Projeção: acontece muito em recrutamento no geral. As pessoas tendem a marcar alternativas que elas gostam ou que acreditam que a empresa vai gostar, também não representando bem a sua personalidade.
  3. Contexto: a pessoa pode até estar sendo sincera e ter um bom autoconhecimento, porém o contexto pode interferir bastante. Por exemplo, a pessoa acredita ser uma pessoa bem analítica, porém ela está em um ambiente onde as pessoas não são muito analíticas. Se essa pessoa tivesse em um ambiente onde as pessoas realmente são analíticas, talvez ela não se sentisse tão analítica assim.

Dado esses problemas, o teste de personalidade puro para seleção de pessoas em escala pode não funcionar tão bem. O ideal é sempre correlacionar ele com ao menos um teste de habilidade para complementar a informação coletada.

 

Independente dos problemas, no geral ele é um bom meio de se entender a tendência de comportamento e é uma informação rica para qualquer processo de seleção ou desenvolvimento de pessoas.

 

A metodologia que selecionamos para utilizar no teste de personalidade é o BIG 5. Ela é uma teoria recente e foi desenvolvida para ser menos classificatória e buscar abranger todas as facetas de comportamento humano. No desenvolvimento do framework do BIG 5, alguns cientistas fizeram o trabalho de pegar todas as palavras do dicionário relacionadas a algum comportamento. Chegaram em mais de 15.000 palavras. Após isso, foram agrupando as palavras até chegarem nas cinco grandes frentes de característica.

 

Para fazer o Match com as posições, a Mindsight utilizou uma quebra de 16 características. Dando liberdade para adaptar a mais posições e enquadrar em um constructo um pouco mais sofisticado.