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A calibração é uma etapa importantíssima no processo de gestão de performance. É o momento em que os gestores se reúnem para debater as notas dadas, garantindo a mesma régua no processo de avaliação de desempenho.
Mas por que isso seria relevante? Ora, porque é difícil manter exatamente o mesmo padrão de avaliação ao longo do tempo, sendo comum pesar a mão em alguns momentos e relevar diversos erros em outros.
Dessa forma, o senso de justiça é mantido durante todo o processo e nenhum colaborador se sentirá “prejudicado” por algum tipo de inconsistência.
Esta etapa pode ter nomes diferentes nas organizações — pode ser chamada, por exemplo, de Comitê de Gente. Mas, em geral, é chamada apenas de calibração mesmo.
De qualquer forma, devemos ter que mente que este é o momento em que os gestores se reúnem para discutir o desempenho dos funcionários e chegar a um acordo sobre o resultado da avaliação.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CALIBRAÇÃO?
- Capacitar a liderança para entender e avaliar melhor as classificações do desempenho;
- Deixar mais claro o conjunto comportamentos valorizados pela organização;
- Aumentar o senso de justiça do processo;
- Debater casos críticos e difíceis de avaliar;
- Identificar os low performers e high performances;
- Usar como insumo para tomadas de decisão de Gente;
- Tornar mais coerentes as avaliações em médio e longo prazo.
Portanto, nunca devemos pular essa etapa. Ela deve fazer parte daquilo a que chamamos “ciclo de performance”. (leia o artigo, 07. Ciclo de Gestão de Performance, para saber mais)
Quer entender mais sobre a Calibração? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo: