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01. Alinhamento

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O que é "Alinhamento"?

Alinhamento ou Alinhamento organizacional é uma forma estratégica de assegurar que cada aspecto de sua organização, desde os cargos iniciais até as posições de liderança, estejam dando suporte aos objetivos estratégicos.

Em uma organização alinhada, todas as equipes e seus integrantes entendem o seu papel, suas funções, rotinas, processos e colaboram para cumprir os objetivos estratégicos, garantindo o sucesso da organização e prezando por transparência, comunicação e responsabilidade entre as áreas.

Segundo a LSA Global, em uma pesquisa com 410 organizações, as empresas alinhadas aumentam a receita 58% mais rápido, são 72% mais lucrativas, possuem clientes mais satisfeitos e funcionários mais engajados em comparação com as organizações com baixo alinhamento.

 

Quais as consequências?

Consequências de uma organização desalinhada:

  • Perder em média 10% do dinheiro investido em projetos, devido a metas perdidas e orçamentos extrapolados, segundo pesquisa realizada pelo PMI.
  • Falhas na comunicação, com pouco compartilhamento de informação.
  • Reuniões improdutivas.
  • Pouca colaboração entre indivíduos e entre áreas/departamentos.
  • Esforços de trabalho desnecessários.

 

O que fazer para manter ou melhorar o alinhamento do meu time?

O alinhamento requer tempo e esforço, mas é melhor ter um time alinhado, que entende o que é preciso fazer para o sucesso da organização, do que um time confuso, que age de forma independente, sem foco nos resultados estratégicos. 
 
Pensando em abordar todos os aspectos que envolvem o alinhamento, separamos algumas iniciativas:
 
Procure refletir sobre as questões e fazer um paralelo com sua organização. Os principais stakeholders compreendem e acreditam na estratégia da empresa? Qual o principal propósito e direção da organização, essa visão é inspiradora para os funcionários?
 

Iniciativas

  • Tenha maneiras de um livre compartilhamento de informações: os canais de comunicação interna são bons aliados neste caso. Deixe claro que estes canais também podem ser utilizados para tirar dúvidas
  • Tenha dados centralizados: faça um mapeamento de onde os dados utilizados na rotina do trabalho se encontram, quais são estes dados e para quais fins podem ser utilizados.
  • Repasse a estratégia para seus liderados: após reuniões sobre a estratégia com outras lideranças, o quanto você leva destas discussões para o seu time? De que maneiras?
  • Tenha bons programas de onboarding: as primeiras impressões do funcionário sobre suas responsabilidades/atividades/estratégia da empresa começa pelo onboarding. Ter um programa que se preocupe com o alinhamento fará com que os colaboradores se mantenham alinhados ao longo do tempo.
Converse com seu RH sobre a estruturação do onboarding.
 

Outras iniciativas

Um artigo da forbes traz pontos importantes para a construção do alinhamento entre indivíduos e times: 
  • Alinhar o colaborador com sua função (evitar ter a pessoa certa no lugar errado).
  • Alinhar a função do colaborador com o time.
  • Alinhar o time com os outros times (como é a comunicação entre os times, a transparência e responsabilidades em relação à entrega de objetivos finais?)
 
Verifique o seu sistema de metas, procurando refletir sobre a relação das metas individuais com a estratégia da empresa.