SOBRE

01. O que é o PDI?

PDI é a sigla para Plano de Desenvolvimento Individual, que como o próprio nome diz, um planejamento que busca aprimorar as competências do funcionário, seu conjunto de habilidades e seus comportamentos. 

Seu objetivo principal é ajudar os funcionários a alcançar metas de carreira de curto e longo prazos, bem como melhorar o desempenho no trabalho atual.

 

Em outras palavras, um plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta com a qual você pode identificar, organizar e planejar a sua carreira e a carreira dos seus colaboradores.

 

Mas é bom salientar: um PDI não é um mecanismo de avaliação de desempenho! Nem uma atividade única, isolada de qualquer outra questão e cuja realização termina tão logo foi formulada. Ele deve ser visto como uma verdadeira parceria entre o funcionário e o gestor. Portanto, envolve uma preparação bem estudada e feedbacks contínuos.

 

Digamos que atualmente muitas empresas já estão “exigindo” a elaboração de PDI's não só para os funcionários mais antigos, como também para os novos.

 

Ou seja, desde o momento em que o candidato foi aprovado no processo seletivo, líderes e profissionais de RH já têm em mente que precisam mapear a evolução da carreira dessas pessoas.

 

Isso tem sido incentivado pelas empresas mais alinhadas às mudanças e necessidades do mercado. E tem sido consolidado, cada vez mais, como um valor consistente das mais diversas culturas organizacionais.

 

Quer entender mais sobre o PDI? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo: