SOBRE

01. O que é o PDI?

O PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é uma ferramenta estratégica que visa aprimorar as competências, habilidades e comportamentos dos colaboradores. Seu objetivo principal é apoiar os profissionais a atingirem metas de curto e longo prazo na carreira, além de melhorar seu desempenho nas funções atuais.

 

Em outras palavras, o PDI permite tanto a autoavaliação quanto o planejamento da carreira, ajudando gestores e colaboradores a estruturarem o desenvolvimento profissional de forma personalizada.

 

É importante destacar que o PDI não deve ser confundido com um mecanismo de avaliação de desempenho. Ele não é uma atividade isolada, cujo ciclo termina após a sua formulação. Pelo contrário, trata-se de um processo contínuo, que envolve parceria entre o colaborador e seu gestor, com preparação cuidadosa e feedback constante.

 

Cada vez mais, as empresas estão incorporando a elaboração de PDIs como uma prática essencial para todos os colaboradores, independentemente de estarem na organização há anos ou serem recém-contratados. Desde a aprovação no processo seletivo, gestores e profissionais de RH já consideram essencial mapear a evolução de carreira desses profissionais.

 

Esse foco no desenvolvimento contínuo tem se tornado uma prioridade para empresas inovadoras, alinhadas às mudanças do mercado, e tem se consolidado como um valor essencial em diversas culturas organizacionais.

 

Quer entender mais sobre o PDI? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo: