Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
O que é "Ambiente Físico"?
A categoria "ambiente físico" mede a percepção dos funcionários sobre se as instalações físicas estão adequadas e contribuindo para um bom ambiente de trabalho.
O que fazer para melhorar o ambiente físico?
Uma pesquisa publicada pela HBR com 1600 trabalhadores revela quais são os principais fatores (em ordem de prioridade) de um bom ambiente físico:
- Qualidade do ar
- Boa iluminação
- Qualidade da água
- Temperatura
- Conexão com a natureza
- Acústica
- Opções saudáveis de alimentação
Como está a qualidade destes fatores no seu ambiente de trabalho?
Outro artigo da Mckinsey, que fala sobre o "renascimento" do ambiente de trabalho após dois anos de pandemia da COVID-19, traz que, a medida que muitos escritórios consideraram reabrir depois deste período, também receberam a chance de redesenhar seus ambientes de trabalho para um modelo híbrido.
Pontos que o artigo traz sobre essa oportunidade são:
- Pense no local de trabalho como um sistema operacional da empresa: quanto mais o ambiente de trabalho estiver conectado com as estratégias da empresa, modelos de liderança, estruturas operacionais e resultados potenciais, mais significativo ele será.
- Tenha um design de local de trabalho centrado nas pessoas: projete as instalações com a intenção de capacitar os colaboradores. Os modelos de trabalho do passado não são mais bons o suficientes e existe uma oportunidade de reconstruir estes espaços para serem melhores do que antes. Um estudo de 2021 da Stanford, concluiu que 42% dos colaboradores estão trabalhando de suas casas. Mesmo com a volta do trabalho presencial, muitos ainda irão continuar trabalhando no modelo de home office. Portanto, ter salas equipadas com sistemas de vídeo e áudio que deem suporte a reuniões híbridas é muito importante.
- Espaços em comum e flexíveis estão se tornando características dos novos ambientes de trabalho: o multiúso e a flexibilidade abrem possibilidades para que os escritórios proporcionem um engajamento de comunidade aos colaboradores e também se tornem centros de comunicação.