Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Bem-estar"?
- Consequências de não investir em bem-estar
- Recomendações
- Por onde começar?
- Verifique o status de férias dos colaboradores
- Programas de bem-estar
- Incentivo aos programas de bem-estar
- Forneça acesso a espaços verdes
- Práticas que podem ser feitas:
O que é "Bem-estar"?
Bem-estar é "A totalidade de experiências emocionais e avaliações subjetivas a respeito das circunstâncias de trabalho e vida de uma pessoa".
O bem-estar possui uma grande importância mercadológica. De acordo com um estudo publicado pela Forbes, o bem-estar corporativo vem se tornando uma das grandes prioridades para líderes de RH. Nos EUA, este mercado está estimado em U$ 20,4 bilhões no momento e com previsão de crescimento para U$ 87,4 bilhões em 2026.
Para os indivíduos, no geral, as consequências são estados físicos e emocionais negativos, como ansiedade, fadiga, insônia depressão e estresse. Segundo a APA,71% das pessoas sentem altos níveis de estresse durante a jornada de trabalho. Este estresse, junto com outros estados negativos, se manifestam em comportamentos como: falta de interesse, desmotivação, pouca energia, dificuldade de focar, desejo de sair e irritabilidade ou raiva com pares, ou clientes.
Para a organização, este estado dos indivíduos, junto com seus comportamentos, se traduzem em alguns indicadores chave, como: turnover, queda na performance/produtividade; absenteísmo; presenteísmo e maiores gastos com planos de saúde.
Segundo a APA, a grande maioria dos colaboradores (87%) pensam que as ações voltadas ao Bem-Estar de seus empregadores ajudariam em sua saúde mental.
Pensando nisso, separamos algumas recomendações para melhorar o bem-estar de sua equipe.
Pensando nisso, separamos algumas recomendações para melhorar o bem-estar de sua equipe.
- Fale sobre saúde emocional: É comum prestarmos queixa sobre problemas físicos, como dores de cabeça ou afins. A saúde emocional, no entanto, normalmente é um tabu. Converse e aborde essas questões com seu time.
- Crie um ambiente de segurança psicológica: Muitos colaboradores não se sentem seguros em expor suas questões. Normalize questões relacionadas ao psicológico para que os colaboradores não se sintam inseguros/constrangidos ao expô-las.
Juntando dados como hora extra, performance e resultados da pesquisa de clima, é possível identificar se o colaborador está apresentando queda de desempenho devido a excesso de trabalho. Neste caso, é muito importante ficar atento a indícios da síndrome de burnout. Se existirem indícios, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas.
As férias entram como medida preventiva ao desenvolvimento da síndrome, caso seja tarde e a pessoa a desenvolva, períodos de férias/descanso não irão resolver, tendo que partir para outras abordagens, como, por exemplo, o acompanhamento psiquiátrico/psicológico.
Encontre os comentários em: Equipe > Engajamento > Categorias > Selecionar categoria: Bem-estar > Aba "Comentários" no fim da página.
Programas de bem-estar
Muitas empresas estão investindo em programas de Bem-Estar, estes investimentos cresceram principalmente pela crescente ligação entre engajamento e resultados nos negócios.
Mas o que são programas de bem-estar?
São ações coordenadas que promovem a saúde e felicidade dos funcionários, tocando em pontos específicos de suas vidas e fornecendo um apoio para poderem mudar seus comportamentos e estilos de vida, tanto em sua jornada de trabalho, quanto fora dela.
Ao projetar e validar programas de bem-estar, é interessante atender a demandas de grupos específicos. Conhecer seus colaboradores e ter dados sobre eles é muito útil neste momento. Por exemplo, se é conhecido que 60% dos funcionários estão com problemas financeiros, um programa direcionado a saúde financeira teria grande impacto.
E isso não apenas para a saúde financeira, os programas podem variar de mudanças simples no layout até estruturas mais sofisticadas. Aqui seguem outros exemplos:
- Flexibilidade de ambiente de trabalho (modelo híbrido).
- Salas de meditação/descanso.
- Programas focados em alimentação saudável.
- Sessões com orientadores financeiros.
- Treinamentos para as lideranças em empatia/ inteligência emocional.
- Mesas projetadas para ter a opção de trabalhar em pé.
- Grupos de incentivo.
- Aplicativos de regulação de sono, fitness, saúde mental, nutrição e saúde financeira (ex.:Gympass,Zenklub)
Infelizmente, mesmo com o oferecimento das empresas, muitos funcionários não utilizam dos programas de Bem-Estar (apenas 23% utilizam, segundo a Gartner). Aqui seguem algumas recomendações, elencadas pela HBR, para maximizar o uso dos programas:
- Aumentar a compreensão dos funcionários sobre os programas (os funcionários sabem o que os programas oferecem? Do que o funcionário precisa?)
- Reduza o estigma e a apatia aos programas, principalmente os relacionados ao psicológico (funcionários podem ter medo de procurar ajuda por causa de julgamento externo). Vídeos de líderes compartilhando problemas que passaram e como superaram pode ser um exemplo de como reduzir esse estigma.
- Reduza tempo e esforço de participar ou fazer uso destes programas.
A vegetação não é apenas algo que é prazeroso de se olhar. Na verdade, ela pode aumentar o Bem-estar dos funcionários, reduzir estresse, melhorar o potencial inovativo e aumentar a sensação de conexão, bem como, de acordo com a "Science Daily", aumentar a produtividade em 15%. Outro benefício é a melhora na qualidade do ar, que fortalece a função cognitiva dos colaboradores, permitindo-os performar ao seu máximo.
Além disso, estudos mostram que a exposição a ambientes naturais ajudam as pessoas a serem menos impulsivas(enquanto configurações urbanas fazem o oposto), melhorando a tomada de decisão. Por fim, melhoram a atenção e podem ajudar no fortalecimento da memória, entre outros benefícios.
Algumas empresas que já adotaram abordagens relacionadas a vegetação são: Amazon, Microsoft e Google. A última, inclusive, prioriza a biofilia como um princípio fundamenta
Práticas que podem ser feitas:
- Providenciar espaços verdes e com luz natural (um jardim interno, plantas em salas de reunião ou até uma parede verde).
- Espalhar plantas pelo escritório.
- Encorajar funcionários que estão de home office a adotarem espaços verdes em seus locais de trabalho.
- Exibir fotografias ou obras de arte relacionadas a natureza.