Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Desenvolvimento"?
- Consequências para uma organização que não investe em desenvolvimento
- O que fazer para manter ou melhorar o desenvolvimento do meu time?
- Outras iniciativas
- Mais iniciativas
A categoria "desenvolvimento" mede a percepção dos funcionários sobre as oportunidades de desenvolvimento e aprendizado (profissionais ou pessoais) que são oferecidas pela organização. Essas oportunidades não são necessariamente um plano de carreira bem estruturado ou investimentos em cursos/treinamentos.
O papel da organização é oferecer espaço e oportunidades para o desenvolvimento e processo de aprendizagem do funcionário. Ajudando-o a lidar com questões relacionadas a seu futuro. Mas tornando-o consciente de que ele é dono e maior interessado em sua carreira/desenvolvimento.
Consequências para uma organização que não investe em desenvolvimento
- Não ter um processo contínuo de desenvolvimento e aprendizagem que possibilite insights, descobertas valiosas, eficiência e inovação a longo prazo para a organização.
- Não demonstrar uma valorização pelos funcionários: quando os funcionários não sentem que estão sendo valorizados e tendo oportunidades de aprender e se desenvolver, eles podem começar a procurar novas oportunidades, refletindo em um possível turnover para a organização.
- Ter uma força de trabalho estagnada: com funcionários que não evoluem a sua maneira de trabalhar/pensar ao longo do tempo.
- Encoraje seus liderados a saírem da zona de conforto: se desenvolver não é um processo agradável e é natural do ser humano ser averso a se colocar em situações de fato desafiadoras. No entanto, essa é a melhor maneira de se desenvolver, como, por exemplo, começando projetos do zero ou reajustando processos complexos que estão em andamento.
- Tenha um bom processo de avaliação de desempenho: foque, principalmente, no feedback e elaboração do PDI (Plano de desenvolvimento individual), que acontecem no final deste processo.
- Faça investimentos em programas de treinamento/desenvolvimento: certifique-se de que estejam alinhados com a estratégia e com o desafio atual de seu liderado, os conteúdos são melhor aproveitados quando possuem uma interface prática.
- Faça rotações de funções: quando um liderado atingir a excelência na execução de alguma tarefa, faça uma rotação de atividades, não deixe um potencial estagnado na mesma função por muito tempo.
- Crie um ambiente que promova aprendizados constantes. O processo de aprendizagem não é um evento pontual, deve ser recorrente e cultural.
- Tenha canais de comunicação onde as pessoas consigam compartilhar conhecimento. Que sejam boas práticas, artigos, podcasts, vídeos ou outros recursos, o importante é ter esse compartilhamento formalizado, o que também fomenta a colaboração ao invés da competição entre os funcionários.
- Encoraje o "job shadowing" : É um método de aprendizagem voltado principalmente para novos funcionários ou funcionários considerados para promoção. Consiste em colocá-los para acompanhar a rotina de um mentor, buscando entender a profundidade do trabalho do mentor, as habilidades e conhecimentos que utilizam em sua rotina.
Dois modelos de pergunta para o líder utilizar nesta conversa são aconselhados pelo artigo:
- "Quais habilidades/aspectos você percebe que desenvolveu em comparação ao mês passado?".
- "Quais habilidades/aspectos você gostaria de desenvolver para o próximo mês? "Porque isso seria importante para nossa equipe/organização?".