SOBRE

05. O que compõe um engajamento?

Não dá para falar em pesquisa de clima organizacional e não entrar no mérito do engajamento. Afinal, esta é a meta a que queremos chegar.

 

Mas você sabe o que forma um engajamento? Quais sãos os fatores que o compõem?

Basicamente, é a junção dos fatores disposicionais — aqueles que são inerentes à pessoa, baseado em seu perfil e experiências — com os fatores situacionais — aqueles relativos à situação em que se encontra, como cargo, políticas da empresa, etc.

 

Então, a equação do engajamento ficaria assim:

 

Quer um exemplo para entender melhor?

Suponha que um colaborador não goste de avaliação por metas. Acredita que isso é uma maneira exageradamente competitiva de se medir o desempenho no trabalho. Se ele está certo ou errado, não importa muito por ora. O importante é entender que esta é uma característica disposicional, ou seja, tem relação com a pessoa em si.

Aí a empresa em que esse funcionário trabalha decide aplicar uma pesada política de metas, cobrando das pessoas uma atualização diária sobre seus desempenhos para bater as metas pré-estabelecidas. Diferentemente do anterior, este é um fator situacional, ou seja, tem relação com a situação da pessoa.

 

Qual será o resultado?

Juntando os dois fatores — o funcionário não gostar de metas e a empresa passar a cobrar metas —, isso provavelmente resultará num desengajamento do funcionário. Ele passará a achar que o trabalho não faz sentido, que não está no lugar certo, que não se sente parte da missão.

 

Quer entender mais sobre a Pesquisa de Clima? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo: