-
CENTRAL DE AJUDA
-
ATS
-
CLIMA & ENGAJAMENTO
-
DECISÕES
-
DESEMPENHO
-
FULL ANALYTICS
-
GESTÃO DE ORGANOGRAMA
-
METAS
-
OKR'S
-
PDI
-
RECRUTAMENTO & SELEÇÃO
- ACESSANDO O MÓDULO
- ACESSOS
- FUNÇÕES
- CONHECENDO OS ARQUÉTIPOS
- METODOLOGIA DOS TESTES
- LEITURA DE RESULTADO
- MINDMATCH
- GESTÃO DE CANDIDATOS NA BASE
- DEVOLUTIVAS
- NOTA PARA TRIAGEM
- NEXA - LEARNING AGILITY
- CRIANDO UM MAPEAMENTO/VAGA
- INTEGRAÇÕES - GREEN HOUSE
- INTEGRAÇÕES - GUPY
- INTEGRAÇÕES - KENOBY
- INTEGRAÇÕES - WORKABLE
- INTEGRAÇÕES - SENIOR
- VÍDEOS DE TREINAMENTO
- MANUAIS DO MINDMATCH
- MATCH
- BASE COMPLETA
- ENVIAR E-MAILS
-
REMUNERAÇÕES
05. O que compõe um engajamento?
Não dá para falar em pesquisa de clima organizacional e não entrar no mérito do engajamento. Afinal, esta é a meta a que queremos chegar.
Mas você sabe o que forma um engajamento? Quais sãos os fatores que o compõem?
Basicamente, é a junção dos fatores disposicionais — aqueles que são inerentes à pessoa, baseado em seu perfil e experiências — com os fatores situacionais — aqueles relativos à situação em que se encontra, como cargo, políticas da empresa, etc.
Então, a equação do engajamento ficaria assim:
Quer um exemplo para entender melhor?
Suponha que um colaborador não goste de avaliação por metas. Acredita que isso é uma maneira exageradamente competitiva de se medir o desempenho no trabalho. Se ele está certo ou errado, não importa muito por ora. O importante é entender que esta é uma característica disposicional, ou seja, tem relação com a pessoa em si.
Aí a empresa em que esse funcionário trabalha decide aplicar uma pesada política de metas, cobrando das pessoas uma atualização diária sobre seus desempenhos para bater as metas pré-estabelecidas. Diferentemente do anterior, este é um fator situacional, ou seja, tem relação com a situação da pessoa.
Qual será o resultado?
Juntando os dois fatores — o funcionário não gostar de metas e a empresa passar a cobrar metas —, isso provavelmente resultará num desengajamento do funcionário. Ele passará a achar que o trabalho não faz sentido, que não está no lugar certo, que não se sente parte da missão.
Quer entender mais sobre a Pesquisa de Clima? Veja as nossas dicas de leitura dos artigos escritos pela Mindsight, abaixo: