ETAPA DE CALIBRAÇÃO

05. O que são os alertas de Calibração?

 

Os alertas são indicadores visuais que aparecem ao lado dos nomes dos participantes ou das equipes durante a etapa de Calibração. Eles servem como pontos de atenção para destacar situações que podem indicar inconsistências na forma como alguém foi avaliado ou avaliou seus colegas.

 

Na prática, funcionam como sinais preditivos para apoiar o comitê de calibração na análise da composição da nota final do colaborador.

🔔 Tipos de Alertas

  • Individuais: relacionados à avaliação que o próprio participante recebeu.

  • Equipe: relacionados ao grupo ao qual o participante pertence ou lidera, refletindo padrões encontrados nas avaliações da equipe como um todo.

Onde visualizar os alertas?

  1. Acesse a etapa de Calibração.

  2. Na tela de calibração, os alertas estarão representados por ícones ao lado do nome do participante.

  3. Para detalhes, clique no botão "Editar" ou "Calibrar" no final da linha do participante. Isso abrirá a tela de edição de notas.

Na tela de edição, os alertas estarão descritos no cabeçalho, facilitando a interpretação e análise.

 

🛑 Exemplos de Alertas

  • Rigorosidade do gestor ou alta autoestima:
    A autoavaliação está significativamente maior do que a avaliação feita pelo gestor.

  • Estável: Baixo Desempenho:
    Colaborador com nota consistente, porém abaixo da média geral.

  • Avaliador Leniente:
    Esse avaliador tende a ser mais brando, atribuindo notas acima da média na maioria de suas avaliações.

  • Distorção de Percepção:
    A avaliação do gestor é significativamente maior do que a avaliação feita pela equipe do avaliado.

  • Rigorosidade dos pares ou alta autoestima:
    A autoavaliação está bem acima das avaliações feitas pelos pares. É necessário entender se isso ocorre devido a uma rigorosidade dos colegas ou uma percepção inflada de si próprio.

  • Top Performance:
    Indivíduo com avaliação muito acima da média, destacando-se como um(a) top performer.

 

Se tiver dúvidas sobre o significado dos alertas, entre em contato com a pessoa Customer Partner responsável pelo seu projeto.