Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Impacto"?
- Consequências dos funcionários não terem uma boa percepção de significância no trabalho
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Iniciativas para manter ou melhorar a percepção de "Impacto" do seu time
- Outras iniciativas
O que é "Impacto"?
A categoria "impacto" mede a percepção dos funcionários a respeito de sua importância dentro da organização, se as suas contribuições são percebidas, reconhecidas e relevantes para a empresa ou clientes.
Essa categoria é muito relevante para empresas que possuem muitos funcionários da geração Y (Millennials), por conta da valorização que enxergam no impacto do trabalho.
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Turnover: atualmente, as novas gerações não possuem receio em trocar de emprego até que encontrem uma organização em que acreditem na missão, propósito e impacto.
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Desmotivação: um artigo publicado pela HBR mostra que, quanto melhor os colaboradores se sentem em relação à significância de seu trabalho, mais motivados permanecem ao longo do tempo.
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Não atrair talentos: Uma pesquisa publicada pela SHRM (Society for Human Resource Management) mostrou que a prioridade número um para quem está procurando um novo emprego é encontrar uma empresa que permita seu desenvolvimento.
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Absenteísmo: um artigo publicado pela APA mostra que pessoas que não enxergam significância em seu trabalho tendem a faltar mais.
Iniciativas para manter ou melhorar a percepção de "Impacto" do seu time
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Antes de delegar as demandas, compartilhe o contexto e a importância destas demandas para a organização: por que estamos fazendo isso? Quem irá se beneficiar? Como?
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Avalie sua própria motivação: os liderados tendem a se sentirem mais motivados quando seus líderes estão motivados.
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Faça uma reestruturação cognitiva: reformule a maneira como a pessoa pensa sobre seu trabalho, principalmente os mais burocráticos. Em muitos casos, a significância do trabalho advém da conclusão de uma tarefa e as possibilidades que essa conclusão permite, e não da tarefa em si.
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Mostre o impacto que o trabalho da sua área tem nas entregas finais: Exemplo: Para uma área que lida diretamente com os clientes, construa cases sobre o impacto que as atividades de sua área proporcionaram e compartilhe com seu time.
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Tenha uma missão, visão e valores bem estruturados.
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Conecte os esforços individuais a missão da organização: expondo de maneira clara como esse trabalho melhora a vida dos clientes e o mundo em geral, mesmo que apenas para um segmento específico.
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Reconheça conquistas individuais: dando feedbacks sobre as entregas, reconhecendo financeiramente por meio de promoções ou bonificações, oferecendo mais autonomia na realização das tarefas.
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Invista no bem-estar dos funcionários: mostrando que a organização se preocupa com a saúde, felicidade e segurança de seus colaboradores.