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07. Impacto

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O que é "Impacto"?

A categoria "impacto" mede a percepção dos funcionários a respeito de sua importância dentro da organização, se as suas contribuições são percebidas, reconhecidas e relevantes para a empresa ou clientes.

Essa categoria é muito relevante para empresas que possuem muitos funcionários da geração Y (Millennials), por conta da valorização que enxergam no impacto do trabalho.

 

Consequências dos funcionários não terem uma boa percepção de significância no trabalho

  • Turnover: atualmente, as novas gerações não possuem receio em trocar de emprego até que encontrem uma organização em que acreditem na missão, propósito e impacto.

  • Desmotivação: um artigo publicado pela HBR mostra que, quanto melhor os colaboradores se sentem em relação à significância de seu trabalho, mais motivados permanecem ao longo do tempo.

  • Não atrair talentos: Uma pesquisa publicada pela SHRM (Society for Human Resource Management) mostrou que a prioridade número um para quem está procurando um novo emprego é encontrar uma empresa que permita seu desenvolvimento.

  • Absenteísmo: um artigo publicado pela APA mostra que pessoas que não enxergam significância em seu trabalho tendem a faltar mais.

 

Iniciativas para manter ou melhorar a percepção de "Impacto" do seu time

  • Antes de delegar as demandas, compartilhe o contexto e a importância destas demandas para a organização: por que estamos fazendo isso? Quem irá se beneficiar? Como?

  • Avalie sua própria motivação: os liderados tendem a se sentirem mais motivados quando seus líderes estão motivados.

  • Faça uma reestruturação cognitiva: reformule a maneira como a pessoa pensa sobre seu trabalho, principalmente os mais burocráticos. Em muitos casos, a significância do trabalho advém da conclusão de uma tarefa e as possibilidades que essa conclusão permite, e não da tarefa em si. 

  • Mostre o impacto que o trabalho da sua área tem nas entregas finais: Exemplo: Para uma área que lida diretamente com os clientes, construa cases sobre o impacto que as atividades de sua área proporcionaram e compartilhe com seu time.

  • Tenha uma missão, visão e valores bem estruturados.

 

Outras iniciativas

Um Artigo da Forbes listou estratégias para ajudar no aumento da percepção de significância dos funcionários, algumas são: 
  • Conecte os esforços individuais a missão da organização: expondo de maneira clara como esse trabalho melhora a vida dos clientes e o mundo em geral, mesmo que apenas para um segmento específico.

Verifique seu sistema de metas. Os esforços individuais estão conectados com a estratégia da organização?
  • Reconheça conquistas individuais: dando feedbacks sobre as entregas, reconhecendo financeiramente por meio de promoções ou bonificações, oferecendo mais autonomia na realização das tarefas.

  • Invista no bem-estar dos funcionários: mostrando que a organização se preocupa com a saúde, felicidade e segurança de seus colaboradores.