Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Reconhecimento"?
- Quais são as consequências de uma baixa percepção de reconhecimento pelos colaboradores?
- Iniciativas para aumentar a percepção de reconhecimento de seus colaboradores
- Outras iniciativas
A categoria “reconhecimento” mede a percepção dos funcionários sobre a coerência da empresa em reconhecer entregas e resultados, ou seja, se o seu desempenho está sendo notado e valorizado de forma justa.
- 44% dos colaboradores estão trocando de emprego porque o reconhecimento de seus esforços não foi adequado.
- 52% dos colaboradores querem mais reconhecimento de seu líder direto.
- Funcionários reconhecidos são funcionários felizes: quando você mostra a seus funcionários que você enxerga e aprecia seus esforços de forma justa, estes se sentem bem sobre o que fazem e levam esse sentimento para suas casas.
- Reconhecimento financeiro: a forma mais comum de demonstrar reconhecimento é a de ajustes salariais ou bonificações.
- Reconhecimento por possibilidade de desenvolvimento: outra forma de mostrar que você reconhece os colaboradores é confiar e oferecer a eles oportunidades de desenvolvimento.
- Evite estratégias de reconhecimento generalizadas: um artigo da forbes traz que, não é novidade que os colaboradores possuem diferentes preferências de como querem ser reconhecidos. Pessoas extrovertidas podem gostar mais de reconhecimentos públicos enquanto indivíduos introvertidos preferem essas colocações em reuniões mais privadas.
Além disso, este artigo da HBR traz um outro ponto:
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Dê feedbacks com frequência: os colaboradores querem saber em quais aspectos estão indo bem e quais precisam melhorar. Esse feedback equilibrado, tanto de pontos positivos quanto de melhoria, foi relatado como um ponto chave de percepção de reconhecimento.
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Institua prêmios simbólicos: este artigo da HBR fala sobre algumas estratégias de reconhecimento que não necessitam de muitos custos:
- Reconheça também os comportamentos que trazem impactos positivos para a organização: é claro que bons resultados devem ser reconhecidos, mas muitas vezes os comportamentos do colaborador, que estão alinhados com a estratégia da empresa e deram suporte para a entrega destes resultados, acabam não sendo reconhecidos.
- Converse com seus pares sobre estratégias de reconhecimento: como seus pares agem para reconhecer o trabalho de seus respectivos liderados? Eles utilizam alguma estratégia de prêmio simbólico? Usam notas de agradecimento? Sabem quando o reconhecimento deve ser público ou mais reservado?