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09. Reconhecimento

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O que é "Reconhecimento"?

A categoria “reconhecimento” mede a percepção dos funcionários sobre a coerência da empresa em reconhecer entregas e resultados, ou seja, se o seu desempenho está sendo notado e valorizado de forma justa.

 

Quais são as consequências de uma baixa percepção de reconhecimento pelos colaboradores?

Vintage Circle listou 25 estatísticas sobre o reconhecimento dos colaboradores para serem refletidas. Algumas delas são:
  • 44% dos colaboradores estão trocando de emprego porque o reconhecimento de seus esforços não foi adequado.
  • 52% dos colaboradores querem mais reconhecimento de seu líder direto.
 
Além disso, de acordo com este report, anexado em um artigo da Forbes, 77% dos respondentes dizem que não se sentem valorizados pelo trabalho que fazem.
Outro dado comentado é que funcionários bem reconhecidos tem uma probabilidade 27% maior de permanecer na organização no próximo ano do que os menos reconhecidos. Outro ponto que este artigo da Forbes traz é:
  • Funcionários reconhecidos são funcionários felizes: quando você mostra a seus funcionários que você enxerga e aprecia seus esforços de forma justa, estes se sentem bem sobre o que fazem e levam esse sentimento para suas casas.
E funcionários felizes são, em média, 13% mais produtivos (Oxford University's research).
 
Iniciativas para aumentar a percepção de reconhecimento de seus colaboradores.
  • Reconhecimento financeiro: a forma mais comum de demonstrar reconhecimento é a de ajustes salariais ou bonificações.
Veja se o salário do colaborador está competitivo. Seja transparente em relação a como foram decididas as bonificações.
  • Reconhecimento por possibilidade de desenvolvimento: outra forma de mostrar que você reconhece os colaboradores é confiar e oferecer a eles oportunidades de desenvolvimento.
Demonstre confiança e passe novos desafios que possuem maior impacto para a organização. Procure por atividades de desenvolvimento da área, como, por exemplo, congressos ou cursos específicos e ofereça-os aos colaboradores.
  • Evite estratégias de reconhecimento generalizadas: um artigo da forbes traz que, não é novidade que os colaboradores possuem diferentes preferências de como querem ser reconhecidos. Pessoas extrovertidas podem gostar mais de reconhecimentos públicos enquanto indivíduos introvertidos preferem essas colocações em reuniões mais privadas.
Conheça as preferências de reconhecimento de seus liderados no detalhe. Pergunte a eles como gostam de ser reconhecidos.

Além disso, este artigo da HBR traz um outro ponto: 

  • Dê feedbacks com frequência: os colaboradores querem saber em quais aspectos estão indo bem e quais precisam melhorar. Esse feedback equilibrado, tanto de pontos positivos quanto de melhoria, foi relatado como um ponto chave de percepção de reconhecimento.

Evite o feedback “sanduíche”, deixando bem claro quais são os pontos positivos e os de desenvolvimento. 
 

Outras iniciativas

  • Institua prêmios simbólicos: este artigo da HBR fala sobre algumas estratégias de reconhecimento que não necessitam de muitos custos: 

- Faça notas personalizadas expressando agradecimentos pelo desempenho do colaborador em certo ponto.
- Reconheça publicamente o bom desempenho de um liderado em alguma reunião.
- Comemore o sucesso da equipe depois de uma grande entrega.
Certifique-se de que suas palavras são: genuínas (as pessoas sabem quando não são) específicas a um impacto. Evite colocações generalizadas como "você está indo muito bem!".
  • Reconheça também os comportamentos que trazem impactos positivos para a organização: é claro que bons resultados devem ser reconhecidos, mas muitas vezes os comportamentos do colaborador, que estão alinhados com a estratégia da empresa e deram suporte para a entrega destes resultados, acabam não sendo reconhecidos.
  • Converse com seus pares sobre estratégias de reconhecimento: como seus pares agem para reconhecer o trabalho de seus respectivos liderados? Eles utilizam alguma estratégia de prêmio simbólico? Usam notas de agradecimento? Sabem quando o reconhecimento deve ser público ou mais reservado? 
Nessas trocas, procure refletir sobre o que já funcionou e o que não funcionou, buscando a sua própria estratégia de reconhecimento.