Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Remuneração" ?
- Quais são as consequências?
- O que posso fazer sobre a remuneração dos meus liderados?
O que é "Remuneração" ?
A categoria “remuneração” mede a percepção dos funcionários sobre se as atividades que exercem estão condizentes com o salário que recebem.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Human Resource Management Journal, com mais de 1600 colaboradores, alguns dos benefícios dos colaboradores terem essa percepção de uma remuneração condizente com suas atividades são: satisfação no trabalho, lealdade a organização e confiança na administração.
Atenção: investigue a fundo, mas tenha em mente que muitos estudos apontam que essa categoria geralmente é percebida como baixa em todas as empresas.
Quais são as consequências?
A principal consequência sobre a insatisfação com a remuneração é o turnover. Essa insatisfação pode ser causada por:
- Salário defasado (longos períodos sem correções, mudanças nas demandas do mercado, valorização da profissão, etc.).
Procure formas de verificar se o salário realmente está defasado ou se é uma percepção errada do funcionário. (Algumas recomendações estão na seção "Quais ações tomar?")
- Acúmulo de horas extras sem pagamento.
- Atraso de pagamento constantemente.
- Muita burocracia para entender políticas salariais.
- Fique por dentro do salário oferecido pelo mercado: atrair e reter talentos é um dos grandes desafios para as organizações hoje em dia. Perder um funcionário de alta performance por conta de outra empresa ter oferecido um salário maior é um fato recorrente. Fique atento com o salário oferecido pelo mercado em cada posição, garantindo que o salário seja competitivo.
Visite o site do glassdoor e estude os salários oferecidos pelo mercado.
Confira este guia salarial feito pela Robert Half.
Confira esta pesquisa de salários e benefícios feita pela Catho.
- Tenha a política salarial da empresa na ponta da língua: caso seu liderado busque uma conversa a respeito de sua remuneração, é importante para o líder ter o conhecimento ou a disponibilidade da política salarial da empresa. Assim, a conversa terá uma base e um direcionamento e não ficará na opinião de um contra o outro.
- Crie segurança para falar sobre o tema: o salário é um assunto muito importante, mas pouco falado, quase que um tabu organizacional. Pode ser muitas vezes desconfortável, até porque atribuir um valor ao trabalho de alguém não é uma tarefa fácil. Encoraje seus liderados a falarem sobre questões relacionadas ao salário com você e com o RH, não espere até que isso vire um problema e um possível motivo de desligamento.
- Tenha as conversas sobre desempenho e remuneração em momentos separados: segundo artigo publicado pela HBR, a remuneração deve estar ligada com a performance, mas o artigo adverte que conversar sobre performance e remuneração ao mesmo tempo, trará toda a atenção para a remuneração e o funcionário se fixará a isso.
Quando falar sobre performance, destaque que é um momento para falar sobre o crescimento e desenvolvimento do funcionário. Tenha a conversa sobre aumentos/bônus/remuneração semanas depois.
- Enxergue a remuneração como forma de valorização: os benefícios também são uma maneira de mostrar ao funcionário que você o valoriza, mas o salário bruto não pode ser esquecido. De acordo com artigo publicado pela forbes, nos últimos anos, muita atenção foi dada aos pacotes de benefícios oferecidos e o salário foi colocado como coadjuvante.
É possível acompanhar o histórico de remuneração do colaborador. Basta ir ao perfil da pessoa que deseja acompanhar, e abra a aba "Remuneração".