O teste de estilo de trabalho, ou também conhecido como de Fit Cultural, é um teste que tem como objetivo entender quais são os valores e crenças do ambiente de trabalho que as pessoas mais e menos valorizam.
Quando se trata de valores é sempre muito difícil falar algum que você não gosta. No geral as pessoas tendem a gostar de todos, mas sempre tem alguns que são valorizados com mais e menos intensidade. Por esse motivo o teste de estilo de trabalho é um teste ipsativo, ou seja, força à escolha.
Para gerar uma nota, sempre correlacionados o resultado do candidato com o diagnóstico e definição de cultura das empresas que utilizam o sistema. Afim de realmente conseguir determinar uma nota de fit.
Qualquer teste psicométrico nunca é 100% perfeito, podendo não ser extremamente assertivo com todo mundo. No geral tem que ser levado como uma informação a mais na hora de decidir quem será selecionado para uma conversa presencial em um processo seletivo – sendo mais efetivo que deduções cheias de vieses que são feitas através de currículo.
A metodologia que selecionamos para utilizar no teste de estilo de trabalho é a OCP – Organizational Culture Profile - O'Reilly, Chatman and Caldwell (1991). Ela sofreu três atualizações até o momento e nos estudos recentes ainda tem se mostrado o melhor método para se mensurar organization person-fit (fit entre pessoa e organização).
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