04. Bem-estar
Este artigo contém os seguintes tópicos, para ler diretamente algum deles, clique em um dos links abaixo:
- O que é "Bem-estar"?
- Consequências de não investir em bem-estar
- Recomendações
- Por onde começar?
- Verifique o status de férias dos colaboradores
- Programas de bem-estar
- Incentivo aos programas de bem-estar
- Forneça acesso a espaços verdes
- Práticas que podem ser feitas:
O que é "Bem-estar"?
Pensando nisso, separamos algumas recomendações para melhorar o bem-estar de sua equipe.
- Fale sobre saúde emocional: É comum prestarmos queixa sobre problemas físicos, como dores de cabeça ou afins. A saúde emocional, no entanto, normalmente é um tabu. Converse e aborde essas questões com seu time.
- Crie um ambiente de segurança psicológica: Muitos colaboradores não se sentem seguros em expor suas questões. Normalize questões relacionadas ao psicológico para que os colaboradores não se sintam inseguros/constrangidos ao expô-las.
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Programas de bem-estar
Mas o que são programas de bem-estar?
São ações coordenadas que promovem a saúde e felicidade dos funcionários, tocando em pontos específicos de suas vidas e fornecendo um apoio para poderem mudar seus comportamentos e estilos de vida, tanto em sua jornada de trabalho, quanto fora dela.
Ao projetar e validar programas de bem-estar, é interessante atender a demandas de grupos específicos. Conhecer seus colaboradores e ter dados sobre eles é muito útil neste momento. Por exemplo, se é conhecido que 60% dos funcionários estão com problemas financeiros, um programa direcionado a saúde financeira teria grande impacto.
- Flexibilidade de ambiente de trabalho (modelo híbrido).
- Salas de meditação/descanso.
- Programas focados em alimentação saudável.
- Sessões com orientadores financeiros.
- Treinamentos para as lideranças em empatia/ inteligência emocional.
- Mesas projetadas para ter a opção de trabalhar em pé.
- Grupos de incentivo.
- Aplicativos de regulação de sono, fitness, saúde mental, nutrição e saúde financeira (ex.:Gympass,Zenklub)
- Aumentar a compreensão dos funcionários sobre os programas (os funcionários sabem o que os programas oferecem? Do que o funcionário precisa?)
- Reduza o estigma e a apatia aos programas, principalmente os relacionados ao psicológico (funcionários podem ter medo de procurar ajuda por causa de julgamento externo). Vídeos de líderes compartilhando problemas que passaram e como superaram pode ser um exemplo de como reduzir esse estigma.
- Reduza tempo e esforço de participar ou fazer uso destes programas.
Práticas que podem ser feitas:
- Providenciar espaços verdes e com luz natural (um jardim interno, plantas em salas de reunião ou até uma parede verde).
- Espalhar plantas pelo escritório.
- Encorajar funcionários que estão de home office a adotarem espaços verdes em seus locais de trabalho.
- Exibir fotografias ou obras de arte relacionadas a natureza.