METODOLOGIA DOS TESTES

Raciocínio Fluido/Adaptativo

O teste de raciocínio fluido (45 min.) tem como objetivo principal, mensurar a capacidade cognitiva, ou seja, de aprendizado de cada pessoa. Quando analisamos métodos de seleção e a eficiência deles na predição de performance, a capacidade cognitiva é, na maior parte dos estudos, considerado o melhor método.

 

Óbvio que há uma variação entre as posições no geral. Em posições mais complexas a correlação com performance tende a ser maior. Já nas posições menos complexas, que exigem mais repetição para se ter bons resultados, não é tão relevante. Mas no geral tende a ser um ótimo preditor de sucesso na posição em si.

 

A metodologia que utilizamos por trás do nosso teste de raciocínio fluido é a CHC – Cattel Horn Carrol. Essa teoria vem evoluindo ao longo dos anos e todos os anos novos estudos são realizados e novas descobertas são feitas. No geral, o objetivo da metodologia é mensurar a capacidade cognitiva da pessoa que realiza utilizando questões que não dependam de conhecimento prévio, apenas da capacidade de identificar padrões e resolver enigmas.

 

Assim, diferente dos testes de lógica que nos deparamos, o teste de raciocínio fluido da Mindsight não dá vantagens para pessoas que fizeram exatas. Independente do curso e do passado da pessoa, o objetivo do assessment é conseguir mensurar a sua capacidade cognitiva e não a sua capacidade de fazer contas.

 

Teste Adaptativo de Raciocínio: Segue a mesma metodologia do Teste de Raciocínio Fluido, porém, com uma estrutura melhorada, permitindo obter o mesmo resultado e um tempo menor de realização por parte do candidato. (20 min.)

 

Para entender mais sobre a diferença técnica entre os dois testes, sugiro a leitura deste artigo: Indicadores Técnicos - Teste de Raciocínio. Veja também os conteúdos relacionados no nosso canal no Youtube: