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09. Pontos de Atenção durante a Calibração
Pontos de atenção
1 - Alguns pontos de atenção para se ter no momento de calibração:
- Não se trata de um júri: O papel do comitê é apoiar o gestor na validação de suas notas e não apontar culpados por uma determinada avaliação.
- Não é necessariamente uma reunião de planejamento de sucessão: caso a calibração ocorra junto do planejamento de sucessão, lembre-se de considerar outras informações além da avaliação de desempenho, tomando assim, decisões mais assertivas sobre o futuro do colaborador.
- A etapa é também uma oportunidade de aprendizado: não sendo apenas um encontro para alterar notas em um sistema, a calibração é um processo de aprendizado contínuo, no qual os gestores entram em contato com a etapa e são ensinados sobre o seu contexto e sua importância.
2 - Também é importante:
- Estar atento ao tempo de duração: a Mindsight recomenda limitar o tempo de calibração para 10 minutos por pessoa, calibrar no máximo 20 pessoas por encontro e ter um tempo de duração total do encontro de no máximo 4 horas.
- Priorizar a calibração de funcionários com alertas ativos.
Boas práticas
- Procure entender os vieses cognitivos: saiba que eles existem e são tendências naturais de todas as pessoas. Traga os vieses para a discussão, se policiando para evitar que prejudiquem o julgamento. (Veja o artigo: Vieses Cognitivos)
- Não perca tempo com notas que são consenso.
- Priorize a calibração de pessoas com alertas.
- Procure ter discussões relevantes e de qualidade: sempre que o argumento não estiver embasado (ex "A pessoa é muito boa"), solicite argumentos que de fato comprovem a visão da pessoa.
- Certifique-se para que os critérios de avaliação não tenham uma grande variação entre um colaborador e outro.