ETAPA DE CALIBRAÇÃO

09. Pontos de Atenção durante a Calibração

Pontos de atenção

1 - Alguns pontos de atenção para se ter no momento de calibração:

  • Não se trata de um júri: O papel do comitê é apoiar o gestor na validação de suas notas e não apontar culpados por uma determinada avaliação.
  • Não é necessariamente uma reunião de planejamento de sucessão: caso a calibração ocorra junto do planejamento de sucessão, lembre-se de considerar outras informações além da avaliação de desempenho, tomando assim, decisões mais assertivas sobre o futuro do colaborador.
  • A etapa é também uma oportunidade de aprendizado: não sendo apenas um encontro para alterar notas em um sistema, a calibração é um processo de aprendizado contínuo, no qual os gestores entram em contato com a etapa e são ensinados sobre o seu contexto e sua importância.

 

2 - Também é importante:

  • Estar atento ao tempo de duração: a Mindsight recomenda limitar o tempo de calibração para 10 minutos por pessoa, calibrar no máximo 20 pessoas por encontro e ter um tempo de duração total do encontro de no máximo 4 horas.
  • Priorizar a calibração de funcionários com alertas ativos.

 

Boas práticas

  • Procure entender os vieses cognitivos: saiba que eles existem e são tendências naturais de todas as pessoas. Traga os vieses para a discussão, se policiando para evitar que prejudiquem o julgamento. (Veja o artigo: Vieses Cognitivos)
  • Não perca tempo com notas que são consenso.
  • Priorize a calibração de pessoas com alertas.
  • Procure ter discussões relevantes e de qualidade: sempre que o argumento não estiver embasado (ex "A pessoa é muito boa"), solicite argumentos que de fato comprovem a visão da pessoa.
  • Certifique-se para que os critérios de avaliação não tenham uma grande variação entre um colaborador e outro.